Foto: Bruno Nogueira/Juscelino com 2,5 anos
Conheci Dejair, nascido e criado no interior de Minas Gerais. Hoje, cafeicultor. Mas seu verdadeiro talento ele não teve a oportunidade de mostrar ao mundo que é a habilidade com a bola nos pés. Um "Zidane Brasileiro" que ficou oculto diante dos olhos do grande público, escondido nos cafundós das Minas Gerais.
Histórias iguais a essa tem aos montes, no passado, ou sendo vividas neste momento como em Guararema-SP.
Por lá vive um tal de Juscelino. Não é um cafeicultor como Dejair, e nem se quer um ser humano, mas é tão talentoso quanto ao nosso boleiro. O nosso personagem é um touro atleta, e dos bons! O marruco filho de vaca Caracu e touro Nelore é a "sombra e a escuridão" do Vale do Paraíba, sendo respeitado e temido pelos cowboys da região. De propriedade do Sr. Pedro do Pesqueiro Vitória localizado na própria Guararema-SP, o touro é o xodó do tropeiro. "Este touro está avaliado em R$ 90 mil, mas seu Pedro não vende nem por R$ 300 mil", disse Maurício Alencar Alves, o "Mineiro" da Arena Chik Show.
Juscelino que está com 4 anos e meio e ostenta um cartel de aproximadamente 150 saídas, entre as disputas nos rodeios e os treinos no rancho. Em dois anos e meio apenas dois competidores conseguiram cravar o mestiço de Caracu e Nelore, e como não poderia ser diferente, com notas na casa dos 90 pontos. A primeira derrota do touro ocorreu em sua estréia nas arenas no ano de 2010 no rodeio de Santa Isabel - SP. Dois anos depois no rodeio de Cunha - SP o Zelão de Guararema - SP cravou novamente a máquina com 92,75 pontos. Mas foi só! São mais de 140 saídas invicto, e em média a peonada não dura mais que 3 segundos no lombo do boi. Sua última vítima foi Paulo Sérgio Marinho, competidor renomado que não deu conta do Juscelino no rodeio de Santa Branca - SP há duas semanas. Foram três saídas do touro neste evento, e em todas o marruco despachou os competidores antes dos 3 segundos.
O touro vermelho das guampas compridas, imponente e incomum, ainda está longe dos holofotes. "Escondido" no Vale do Paraíba provavelmente permanecerá assim. A cria do Pesqueiro Vitória é o "tesouro" do Senhor Pedro, e pelo jeito dinheiro nenhum irá tirar o Juscelino daquele rancho.