Foto: André Silva
A temporada 2014 parece ser uma temporada de ressurgimento para alguns brasileiros. A competente geração pós Adriano Moraes que parecia estar acabada para o top 35, "estão de volta nas pistas". Competidores considerados veteranos apesar de estarem na flor de seus trinta anos, são os destaques destes dois terços do Built Ford Tough Series 2014.
Guilherme Marchi, Renato Nunes e Valdiron de Oliveira são os maiores exemplos dessa "ressureição". Marchi que é competidor mais consistente da história da PBR, onde em dez temporadas esteve fora do top 5 apenas uma vez, há algum tempo não brigava no campeonato estando entre os ponteiros. Em 2014, o único bull rider que parou em mais de 500 touros no BFTS, chegou a liderança do campeonato, e por lá esteve por cerca de dez semanas, perdendo a primeira posição neste último fim de semana em Colorado Springs para seu compatriota Fabiano Vieira. Mesmo assim o campeão mundial de 2008 ainda está na briga pelo título.
Renato Nunes que não vencia um rodeio há dois anos, e que nesta temporada esteve bem próximo de ser rebaixado para o TPD, emplacou duas vitórias consecutivas nos dois últimos eventos, e já está entre os top 20 do campeonato. Apenas em 2010, ano que conquistou o título mundial, Renato havia conseguido este "back-to-back".
Já Valdiron podemos dizer que foi além. O boiadeiro que é um dos mais duros de todos os tempos, e desde que disputou sua primeira temporada completa em 2008 sempre terminou o campeonato entre os quatro primeiros, acabou rebaixado em 2013. Algo inimaginável se tratando do "Furacão Goiano". Mas ainda no ano passado "Diron" se recuperou, e acabou conseguindo a classificação para a final mundial. Na atual temporada Valdiron se encontra no top 10, mas já esteve mais acima no ranking 2014 chegando a estar entre os três primeiros.
Outro que de certa forma pode entrar nessa lista de "renascidos" é Silvano Alves. O novo Fenômeno que ainda não chegou no time dos "trintões" conquistou tudo, ou quase tudo que disputou na elite da PBR desde que estreou em 2010 até 2013. Foram um título de Rookie of the Year, dois mundiais e um vice. Mas como seus companheiros, Silvano estava em baixa na atual temporada que parecia ser uma temporada perdida, pois chegou a ficar fora do top 40. Só que faltando um evento para a parada de verão, o bicampeão mundial está novamente em busca do tricampeonato. Com o terceiro melhor aproveitamento do campeonato (50%), Silvano já ocupa a quarta posição com 1.433,25 pontos atrás do líder Fabiano Vieira.
Com excessão a Silvano Alves, Guilherme Marchi, Renato Nunes e Valdiron de Oliveira estão se aproximando do fim. Isso é inegável já que o tempo passa para todos... Mas ambos demonstram que o fim não é agora! Eles ainda conseguem passar a corda naquela boiada dura dos EUA e fazer chover papel picado nas arenas. Como diria o filósofo: "só acaba quando termina", e para eles não terminou.