terça-feira, 29 de julho de 2008

Disparou!

O brasileiro Guilherme Marchi disparou na liderança da BFTS. Ele venceu a última etapa na cidade Edmonton, Canada, e somou 10.800 pts, 3.700 pts a mais que o segundo colocado, o também brasileiro Valdiron de Oliveira.
Guilherme Marchi tem no currículo três vice-campeonatos mundiais consecutivos, 2005, 2006 e 2007. Será que 2008 ele fatura o primeiro mundial?

sexta-feira, 11 de julho de 2008

A primeira homenagem


Essa é a primeira estátua feita para homenagear Adriano moraes.
A estátua foi inaugurada logo após a conquista do bi-campeonato, em 2001. Mas a homenagem, é pelo fato de Adriano ser o primeiro campeão mundial da PBR, em 1994.
A etátua está localizada no jardim do Ceaser Palace Hotel, em Las Vegas.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

O duelo histórico


Essa é mais uma estátua feita para homenagear Adriano Moraes. Mas essa é especial, é um a homenagem também ao touro Little Yellow Jacket, touro tri-campeão mundial, assim como Adriano Moraes. E não poderiam homenagea-los de outra forma: Adriano vs. Little Yellow Jacket.
Essa estátua está localizada em frente a sede da PBR, na cidade de Pueblo, no estado de Colorado-EUA.
FOTO: (Camila Bellintani Pereira) PBR Brasil

terça-feira, 1 de julho de 2008

A despedida do maior de todos os tempos


Adriano Moraes se aposenta no final da temporada de 2008."O pelé" das montarias em touros se despede das arenas em Las Vegas, na final da PBR no mês de novembro.
Quase sempre de camisa preta, calça jeans, chapéu e botas de couro de elefante, que custam até $10,000,00 o par, quando ele sobe no lombo de um touro, a platéia explode em entusiasmo. Nos últimos anos, com cada vez mais frequência, a saudação que se ouve é "Mou-rais! The Phenomenon!" É assim, chamando-o de "fenômeno" que os americanos se dirigem a Adriano Moraes tri-campeão mundial de montarias em touros, nome inscrito no Guines Book, ídolo dos rodeios norte-americanos, e conhecido como "Rei de Las Vegas", o paulista Adriano Silva Moraes ainda não teve o devido reconhecimento no Brasil pelo seus feitos.
Precussor de uma geração de peões brasileiros que vem escrevendo o nome do nosso país na história do rodeio mundial, Adriano Moraes é o único atleta das arenas a ser homenageado com uma estátua de bronze na"meca" mundial do rodeio, Las Vegas. Inaugurada em outubro de 2001, a estátua de 4 metros é destaque nos jardins do Hotel Caesar Palace.
CRONOLOGIA
1970 Nasce em Quintana, interior de São Paulo, no dia 20 de abril
1986 Das arquibancadas, assiste seu primeiro rodeio
1987 Monta em alguns rodeios acompanhado amigos
1988 Em fevereiro, estréia oficialmente nas arenas, no rodeio de Domélia-SP. É desclassificado apesar de permanecer 8 segundos no touro. Em seu terceiro rodeio conquista a segunda colocação, e ganha o equivalente a 9 salários que tinha como tratorista.
1990 Comaça a sua ascenção profissional; obtém vários títulos e prêmios na arena. Ganha seu primeiro carro no rodeio, um gol 0km.
1991 Já conhecido por sua garra e vitórias, é convidado pelo campão mundial de montarias em touros Charles Sampson, a participar de rodeios nos EUA.
1992 Conságra-se campão brasileiro, viaja para os EUA, onde conquista o título de campão em um dos mais famosos rodeios daquele país.
1993 Volta ao Brasil em busca de patrocínio, atuando como uma espécie de "chanceller" do Brasil nas arenas dos EUA, idealiza o primeiro Rodeio Internacional de Barretos com participação de competidores dos EUA
Consagra-se Bi-campeão Brasileiro em novembro
Fecha patrocínio com o Frigorifico Anglo para a temporada de 1994 nos EUA
1994 Da início a sua carreira internacional, e conquista o seu primeiro título mundial da PBR
Conquista o título de campeão de Calgary(Canada)
Conquista o título de campeão da National Finals Rodeo(NFR) o maior circuito do rodeio completo promovido pela PRCA ( Professional Rodeo Cowboys Association) em Las Vegas
É o terceiro homem da história do rodeio a montar e parar nos dez touros da NFR. O feito foi registrado no Guines Book
É o cowboy que mais ganhou prêmios durante toda temporada
1995 Inicia o ano com grandes resultados, mas uma distenção muscular o afasta das arenas
1996 Volta a vencer a NFR, e por pouco, não para nos dez touros
1997 Lidera o mundial da PBR até agosto, quando, ao ajudar um amigo no Rodeio de Barretos, quebra uma perna que o afasta das arenas. Termina a temporada como vice-campeão da PBR.
1998 Quebra novamente a perna e fica afastado das arenas, mesmo assim, termina atemporada em sexto lugar no rankim da pbr.
2000 Compete nas arenas do Brasil e EUA, compete em 50% das etapas da PBR, e termina a temporada em quarto lugar no rankin da PBR
2001 Se divide entre Brasil e EUA. Conquista o bi-campeonato mundial e quebra mais uma vez o recorde em "paradas" de montarias.
É homenageado com uma estátua de bronze, tamanho natural, nos jardins do Hotel Caesar Palace, por ser o primeiro camepão mundial da PBR
Conquista o "World Challenge", uma disputa entre os cinco países de maior expressão no rodeio: Brasil, EUA, Canada, Australia e Mexico.
Realizando um grande sonho, Adriano traz o campeonato mundial da PBR para o Brasil, com ajuda de seu sócio Flavio Junqueira, e de grandes patrocinadores realiza quatro etapas em território brasileiro
2002 Lutando contra repetidas contusões, Adriano moraes termina a temporada a temporada em nono lugar no ranking da PBR
2003 Considerado pelol peão brasileiro como o pior ano da sua carreira, termina a temporada na vigésima-nona colocação no ranking da PBR
2004 Estréia com vitória na segunda etapa do mndial da PBR nos dias 2e3 de janeiro, em Worcester, no estado de Massachussetts, asumindo naquele momento a vice-liderança do ranmking.
Depois de liderar durante toda a temporada do ranking da PBR, "Built Ford Tough Championship" (Campeonato Mundial de Montarias em Touros), Adriano Moraes perde a oportunidade de se tornar o primeiro tri-campeão mundial da modalidade. Em função de mudanças no sistema de pontuação na etapa final, ele não consegue manter a liderança ao não parar nas duas últimas montarias, e fica apenas com o vice-campeonato mundial de 2004.
O campeonato da PBR chegou ao final, mas não como todos esperavam, o bi-campeão Adriano Moraes liderou o campeonato por todo o ano. Tanto que na etapa final, ele estava com 1900 pts a frente do segundo colocado. No entanto, a diretoria da entiddade resolveu de última hora mudar as regras do jogo, causando uma péssima impressão a todos. Porém, mais uma vez os grandes destaques da final foram dois brasileiros, Paulo Crimber e Guilherme Marchi. Apezar dos acontecimentos em Las Vegas, o público presente, aplaudiu de pé Adriano Moraes.
2005 Adriano Moraes termina a temporada na sétima posição,mesmo assim, ganhou $43,000,00 dólares e faturou o prêmio Ford Super Duty Challenge Truck Winner
2006 Adriano Moraes conquista o tri-campeonato, apesar de começar o ano liderando o mundial, ele chega a final desacreditado. Da uma virada histórica e fatura o tri.
2007