quarta-feira, 9 de março de 2011

Campeonato Mundial ou Brasileiro?

O domínio dos brasileiros no Built Ford Tough Series é absoluto: oito vitórias em nove eventos disputados. Eles lideram todas as estatísticas do BFTS em 2011: campeonato, aproveitamento, e dinheiro ganho na temporada que vale como classificação para a Final Mundial em Las Vegas.
No campeonato a disputa está apertada, mas o goiano Valdiron de Oliveira é o líder com 4.199,25 pontos, sendo 57,00 pontos a frente do americano Austin Meier. Em terceiro vem o Rookie of the Year Silvano Alves, o brasileiro está apenas 313,50 pontos atrás do líder, e em quarto está o Campeão Mundial de 2008 Guilherme Marchi que está 336,25 pontos atrás de Diron.
No quesito aproveitamento os três brasileiros aí de cima já citados mais o compatriota Robson Palermo lideram a disputa. Valdiron de Oliveira e Robson Palermo estão empatados com 73,3%, mas Palermo ficou fora de dois eventos e ocupa no momento a 9ª posição no campeonato. Silvano Alves e Guilherme Marchi também estão empatados com 71,4%. Os quatro brasileiros são os únicos competidores com o aproveitamento na casa dos setenta por cento.
Os brasileiros também foram os que mais faturaram até agora na temporada, entre os dez primeiros colocados, seis são brasileiros. Guilherme Marchi encabeça a lista com $ 108.468,63 mil dólares ganhos até agora. Palermo vem segundo com $ 102.213,67 mil dólares, e Diron é o terceiro com $ 98.414,40 mil dólares. Silvano Alves está na quinta posição com $ 90.268,30 mil dólares, e o atual Campeão Mundial Renato Nunes é o nono com $ 43.456,67 mil dólares (Renato disputou apenas três eventos na temporada).
Esse é o desempenho e os números dos brasileiros que estão na "cabicera", mas ainda tem Wesley Lourenço e Fabiano Vieira que vem subindo de produção na temporada. Tem Elton Cide, Douglas Ferreira e Marco Antônio Eguche estreiando, e tem um país cheio de orgulho desses competidores.
Hoje no BFTS dez competidore brasileiros estão disputando o campeonato, além de mais um ou dois que estão como suplentes. Destes, pelo menos 80% são frutos da PBR Brasil. O Built Ford Tough Series é o Campeonato Mundial do PBR, mas em 2011 ele está mais para o Brahma Super Bull PBR da PBR Brasil.

Nenhum comentário: