terça-feira, 7 de maio de 2013

"Brake" Aos Brasileiros

Pode parecer que não, mas sim: o novo sistema de classificação para o Built Ford Tough Series é uma forma de conter a debandada brasileira rumo ao mundial da PBR.

No sistema anterior onde a classificação se dava através dos dólares ganhos nos eventos de Touring Pro Division, era fato que uma provável invasão brasileira ocorreria no top 35 já que o Brahma Super Bull PBR é o campeonato com a segunda melhor premiação no mundo, tanto nos eventos regulares como o bônus ao campeão nacional. Em média só a premiação dos eventos regulares do BSB/PBR chega a ser o dobro dos eventos do TPD nos EUA. Assim os bull riders americanos da "base" dificilmente conseguiriam a classificação para a elite da PBR com a concorrência de brasileiros que além de "endinheirados", são bons na corda americana. A única solução para os americanos seria elevar a premiação do TPD, mas com uma economia em crise isso seria algo inimaginável. Criou-se então uma nova fórmula.

A classificação para o BFTS não se dá mais através dos dólares e sim dos pontos, ou parte deles. Dos pontos somados pelos competidores nos campeonatos de TPD, 25% são automaticamente válidos para o BFTS. E o corte que ocorrera a cada cinco eventos agora acontece após cada etapa. Os cinco últimos colocados do top 35 são rebaixados para o TPD, onde os cinco primeiros do mesmo sobem para o BFTS, inclusive aqueles que vencem uma etapa no Touring Pro Division onde a classificação é automática. Mas a diferença agora é que ao invés de cinco, esses que sobem têm um evento apenas para entrar no top 30 e permanecer na elite da PBR.

O fato é que os brasileiros que competem no BSB/PBR terão que trabalhar quatro vezes mais para poderem chegar ao mundial da PBR, inclusive na Final Mundial em Las Vegas. Pois até para a finalíssima  onde a classificação se dava apenas através do dinheiro ganho na temporada, agora também se dá pelos pontos.

A questão é que um país que tem hoje a sexta maior economia do mundo e os melhores bull riders, inevitávelmente faria do Built Ford Tough Series uma espécie de "campeonato brasileiro". Analisando o "x da questão", talvez os americanos estejam certos.

Nenhum comentário: