sexta-feira, 15 de julho de 2011

Myrtis Dightman

O primeiro negro a disputar a NFR, foi campeão de Calgary Stampede há quarenta anos

Mais uma vez Keith Ryan Cartwright publica uma matéria espetacular! O reporter do PBR fala sobre Myrtis Dightman, o primeiro negro a disputar a NFR, e que foi campeão de Calgary Stampede há quarenta anos.
Dightman viveu um dos periodos mais turbulentos dos Estados Unidos que foi a segregação racial. Mesmo assim superou todos os obstáculos impostos pelos brancos e escreveu seu nome na história da montaria em touros.
O "Rei dos Cowboys" Ty Murray, disse que Dightman ganhou apenas 1/3 do que ele merecia devido ao preconceito. Muitas vezes ele foi sabotado no sorteio, pois os organizadores colocavam os touros mais duros para o bull rider negro. Mesmo assim, sabendo ou não, Dightman venceu! Em 1966 se tornou o primeiro negro a disputar a NFR. Em 1967 e 1968 ficou em terceiro lugar no campeonato da PRCA. Campeão do grandíssimo rodeio de Cheyenne Frontier Days. Em 1971 ganhou Calgary Stampede.
Um dos maiores bull riders da história, que foi homenageado em 2001 com o seu nome no Texas Rodeo Cowboy of Fame, que em 2003 foi condecorado pelo PBR com o "Ring of Honor", merece esta singela homenagem em seu 40º aniverssário do título de Calgary Stampede. Parabéns a este grande cowboy, e parabéns a Keith Ryan Cartwright pela linda matéria!

Nenhum comentário: