quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O lendário 'Oscar'

Oscar, que antes se chamava "Wirley Gig", começou a competir nos rodeios da PRCA em 1970. O touro Zebú que nasceu em Lockford, na Califórnia, era pequeno e ligeiro, com certeza um dos mais velozes da história quando entrava rodando pra esquerda. Tanto é verdade, que ele é o único touro no mundo a dar dezesseis pulos em oito segundos. Seu talento o eternizou, e o levou a números impressionantes, como o de permanecer invícto nos seus primeiros cinco anos de carreira, onde derrubou mais de cem competidores.
Sua primeira derrota veio a acontecer apenas em julho 1975 no 'Califórnia Rodeo' em Salinas. Um bull rider de Idaho chamado John Davis fez história ao ser o primeiro a permanecer os oito segundos a bordo de Oscar. Mas foi em 1977 no 'Grand National Rodeo' em São Francisco que aconteceu talvez a maior montaria de todos os tempos. O maior campeão da PRCA na Montaria em Touros com oito títulos mundiais Don Gay, somou 97,00 pontos a bordo da lenda. Essa montaria rendeu a Gay o título do evento e o prêmio de 'Montaria do Ano' da PRCA. No ano seguinte, no rodeio de Oakdale na Califórnia, Allan Jordan somou 96,00 pontos.

Apesar de todo o seu talento, Oscar ficou conhecido mundialmente apenas depois do documentário "The Great American Cowboy", neste vídeo abaixo. Na ocasião, um competidor mexicano chamado 'Elias Arriolla' montou o touro onde lhe foi permitido usar as duas mãos, mais ou menos no estilo "sorfete" usado no Brasil antes da chegada da 'corda americana'. O competidor teria que permanecer "apenas" cinco segundos no touro, mas sua montaria durou menos de dois segundos.

Em oito anos de carreira, Oscar obteve 300 saídas com oito paradas apenas. Alguns competidores como John Davis, Randy Majors, Jerome Robinson, Allan Jordan, Guy Barth e Don Gay conseguiram realizar este feito, e consequentemente eternizaram seus nomes neste esporte ao cravarem a lenda. Oscar morreu em 1983, coincidentemente no ano em que seu filho mais famoso 'Oscar Velvet' foi eleito o 'Touro do Ano' pela PRCA.



Nenhum comentário: