sábado, 31 de dezembro de 2011

Quem segura os brasileiros?

Os bull riders americanos terão competência para acabar com a hegemonia dos brasileiros?

A importância do Brasil na história do Professional Bull Riders é tão grande quanto a dos americanos que o criaram. Em 1994 disputou-se a primeira temporada do campeonato que foi fundado pelos 20 bull riders americanos que estavam descontentes com PRCA, mas foi Adriano Moraes, um brasileiro que conquistou o título, e mais tarde veio a fazer história se tornando o único Tricampeão Mundial da PBR, e o melhor de todos os tempos. Daí já se deu o sinal do futuro domínio brasileiro.
Os americanos óbviamente também tem história, e até maior que a dos brasileiros, pois lendários bull riders passaram por lá e contribuíram para a PBR ser o quê é hoje, e também para a conquista dos 9 títulos nas 18 edições realizadas até agora. Começando com a 'Geração de Ouro' da PRCA que foram os fundadores da PBR como Tuff Hedeman, Ty Murray, Jim Sharp, Cody Lambert, Ted Nuce, Jerome Davis e tantos outros. Depois vieram Gilbert Carrillo, JW Hart, Cris Shivers e Justin McBride, o último "fenômeno" americano da Montaria em Touros que se aposentou em 2008, período em que os americanos ainda brigavam de igual pra igual com os brasileiros.
Depois de 2007 imaginava-se que a categoria e o talento americano estaria a salvo por um bom tempo com surgimento de JB Mauney e Kody Lostroh. E até esteve, até 2009, período em que JB conquistou três vicecampeonatos e Lostroh o título mundial neste último ano. Depois disso o domínio brasileiro foi absoluto, mesmo com o vicecampeonato de Austin Meier em 2010. É bem verdade que JB e Lostroh não estiveram cem por cento fisicamente nessas duas últimas temporadas, principalmente o Campeão Mundial de 2009 que ficou fora de boa parte delas. Em 2012 eles terão novamente a chance de mostrar se ainda têm capacidade de superar os brasileiros.
Além desses dois, devemos acrescentar Austin Meier que foi o melhor bull rider americano nas duas últimas temporadas. Também juntemos a esse time Shane Proctor e LJ Jenkins. O primeiro ficou com a 9ª posição no BFTS, mas poderia ter ido além se não tivesse se machucado logo no início da PBR World Finals. Mas para compensar sua infelicidade, ele conquistou o título mundial da PRCA. Portanto, Proctor é um nome a ser respeitado em 2012. Já Jenkins ficou com a 8ª posição no campeonato, onde também venceu dois eventos. O garoto de 24 anos é mais um nome para se ficar atento.
Resta saber agora se esses cinco americanos terão força para superar o time brasileiro que contém "só" os cinco primeiros colocados de 2011: Sivano Alves, Valdiron de Oliveira, Robson Palermo, Guilherme Marchi e Fabiano Vieira. Além de Renato Nunes, Campeão Mundial de 2010; Paulo Lima, vencedor de dois eventos em 2011; e Rubens Barbosa, o atual "Rookie of the Year". Sem contar os que tão chegando como Edevaldo Ferreira, Eneias Barbosa, Ademir Cândido, Marco Antônio Eguche, Eduardo Aparecido e Lindomar Lino. Terão os americanos a capacidade de segurar os brasileiros? Veremos em 2012, mas no papel eles já perderam de lavada.

Nenhum comentário: