sábado, 17 de março de 2012

Glendale: evento de definições

Etapa no Arizona definirá quem será cortado, e quem participará do 2º 'Bucking Battle'

Começa hoje na Jobin.com Arena em Glendale, no estado do Arizona, a 10ª etapa do BFTS, temporada 2012. Este evento será decisivo para esta parte do campeonato, pois nele serão definidos os 5 competidores que serão cortados do top 35, e também quem estará entre os top 15 do ranking que disputarão o 2º 'Bucking Battle' em Albuquerque nó próximo final de semana.

Na corrida pela permanência no BFTS, 11 competidores estão na briga para entrar no top 25, onde estarão garantidos até o 15º evento. Três deles, Sean Willingham, Fabiano Vieira e Dakota Back estão em difícil situação, podendo ser cortado se não somarem pontos suficiente para entrar no top 25. Sean Willingham é o que está em pior situação, pois ocupa a 33ª posição no ranking. Ele precisará somar no mínimo 281,75 pontos e torcer para que os sete competidores que estão a sua frente no ranking não somem mais pontos que ele. Já Fabiano Vieira precisará de 211,50 pontos para permanecer na elite da PBR. O brasileiro ocupa no momento a 29ª posição no ranking. Uma posição a frente de Fabiano está Dakota Back, 28º. O americano precisará de 206,75 pontos se quiser continuar na disputa do BFTS. A princípio eles precisarão parar em dois touros na Jobim.com Arena para poder sonhar com permanência no top 35.

Na contramão dos "desesperados", está a disputa em busca de uma vaga no top 15, onde estes irão disputar o 2º Bucking Battle da temporada. Pelo menos até o 21º colocado, que no caso é Cord McCoy, todos tem chances de conquistar uma vaga. McCoy está com 128,25 pontos de desvantagem para o Campeão Mundial Kody Lostroh, que ocupa atualmente a 16ª posição. Com a lesão do 13º colocado, o também Campeão Mundial Mike Lee, Lostroh seria o classificado imediato no top 15, mas em Glendale a situação pode mudar. Apenas um touro poderá ser suficiente para classificá-los para o "round extra" em Albuquerque.

No meio desse "stress", dessa correria de quem vai e quem fica, tem os que chegam. Quatro competidores farão sua estréia ou, reestréia, nos casos de Zack Brown e Markus Mariluch. Os dois competiram pela última vez no BFTS em 2010. Já Tommy Erxleben e o brasileiro Emílio Rezende estão de fato fazendo sua primeira aparição na elite da PBR. Todos os quatro venceram algum evento no TPD, além de já ultrapassar a quantia de $ 10 mil dólares ganhos na tempórada. Com isso conquistaram o direito de disputar um evento do BFTS, podendo até prolongar sua estadia dependendo da quantidade de dólares ganhos no TPD ou até no própio Built Ford Tough Series.

Além de Emilio Rezende e Fabiano Vieira, teremos mais seis brasileiros no Arizona: Valdiron de Oliveira, Marco Eguche, Renato Nunes, Guilherme Marchi, Silvano Alves e Robson Palermo. Este último, juntamente com Fabiano e Emílio, são os únicos brasileiros fora do top 10. Palermo e Vieira estiveram machucados, e Rezende está chegando hoje. Provavelmente estariam entre os dez se não fosse por tais motivos. Mas ainda dá tempo!

No curral não teremos Bushwacker e Asteroid, mas as duas novas sensações estarão em Glendale: Shepherd Hills Trapper e Buckey. O primeiro deu um show na semana passada em Detroit ao derrubar o brasileiro Marco Eguche com dois prancheados, característica incomum nos touros americanos. Aquí chegamos a compará-lo ao touro Agressivo do Paulo Emílio, e lá, nos "States", Cody Lambert disse que o desempenho de Shapherd Hills Trapper foi o melhor da temporada, mesmo somando 46,00 pontos "apenas". Já Buckey é sem dúvida o touro mais duro da atualidade. Com uma característica parecida a de "I'm A Gangster", onde eles "inventam pulos", o touro da Wentz Bucking Bulls está sendo um páreo duro pra peonada no BFTS. Em 2012 Buckey tem três saídas e uma parada, de Valdiron de Oliveira no primeiro Bucking Batlle em Sacramento. Na ocasião o brasileiro somou 94,00 pontos, sendo 46,25 pontos do touro. Antes disso, Buckey já havia somado a mesma nota ao derrubar Marco Eguche em Portland. Há duas semanas, na disputa do Iron Cowboy em Arlington no Texas, Buckey somou 47,00 pontos, a maior nota de sua carreira ao derrubar o líder do campeonato J.B. Mauney. Aos seis anos Buckey está muito perto de se tornar o melhor touro do mundo.

Os trabalhos na Jobim.com Arena começam daqui a pouco, as 18:00h no horário local, 22:00h no horário de Brasília. Serão 35 bull riders com objetivos diferentes a princípio, mas sabendo que no final a fivela é o mais importante. Boa sorte a todos!

Nenhum comentário: