quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O "Quase Fenômemo" Silvano Alves

O competidor mais consistente do mundo é o novo líder da temporada 2012 do Built Ford Tough Series, e está perto de fazer história na PBR

Silvano Alves, 23 anos. Em 2010 foi o 'Rookie of the Year', e em 2011 se tornou Campeão Mundial. Foi o primeiro a conseguir esse feito na história do Professional Bull Riders onde "arrancou suspiros" de personagens com bagagem e diretamente ligados a Montaria em Touros e a história da PBR como o Tricampeão Mundial Adriano Moraes, e o "Rei dos Cowboys" Ty Murray. Ambos classificaram o brasileiro Silvano Alves como o novo 'fenômeno' da Montaria em Touros.

Talvez parecesse exagero dizer que Silvano é um fenômeno. Ele está longe de ser um Adriano Moraes, um Chris Shivers, ou até mesmo um Robson Palermo ou um J.B. Mauney. Bull riders que tecnicamente falando dispensam comentários, pois em cima dos touros foram ou são verdadeiros "show men". Mas como no final das contas o quê vale é o resultado, nisso Silvano Alves é sim um fenômeno. Pois esse bull rider que está próximo de conquistar um inédito bicampeonato mundial, é sinônimo de constância, o principal quesito para obter sucesso nesse esporte duríssimo que é a Montaria em Touros.

Em sua primeira temporada no BFTS em 2010 Silvano disputou apenas 17 eventos, pouco mais da metade do campeonato, mas que foram suficientes para o brasileiro mostrar a que veio. Silvano encerrou a temporada com um aproveitamento de 62,26% montando 53 touros e parando em 33. Ficou na 8ª posição e faturou cerca de $ 325 mil dólares garantindo o título 'Rookie of the Year'. Tudo isso em apenas "meia temporada" na elite da PBR.

Na temporada seguinte, em 2011, o ano de sua consagração como Campeão Mundial, Silvano obteve 69% de aproveitamento. Montou em 100 touros e parou em 69 nos 30 eventos que disputou. Além do prêmio maior que a Fivela de Ouro da PBR, o brasileiro embolsou mais de $ 1,4 milhão de dólares. Com isso em apenas 1 ano e meio disputando o BFTS, Silvano faturou cerca de $ 1,8 milhão de dólares, quantia que muitos competidores não conseguiram em uma vida inteira dedicada a própria PBR.

Em 2012 o moço de Pilar do Sul-SP está indo contra a própia história do Professional Bull Riders, pois nunca um competidor conseguiu ser campeão consecutivamente. Até 2008 nenhum campeão havia conseguindo terminar a temporada seguinte se quer no top 10, mas o brasileiro Guilherme Marchi Campeão Mundial em 2008 quebrou este tabú em 2009 terminando a temporada na 3ª posição. Marchi poderia ter conseguido o bicampeonato, mas seu desempenho naquela final de 2009 foi muito abaixo do esperado. Coisas do esporte... Já Silvano parece fazer o caminho inverso, pois está numa crescente. O brasileiro é o bull rider mais consistente nessa temporada, e isso o levou a condição de ser o líder do campeonato, e ter melhor aproveitamento até o momento. Nos últimos 11 eventos, Silvano disputou 10 finais, ficando fora apenas da final de Tulsa-OK onde terminou o evento na 18ª posição. Nos demais conseguiu um 3º lugar, três 5º lugares, três 7º lugares, dois 8º lugares e um 9º lugar. Nesses 11 ultimos eventos montou em 48 touros e parou em 26, conseguindo um aproveitamento de 54,16%, e em toda temporada seu ap. é de 60,24%, o melhor do campeonato, com 83 montarias e 50 paradas. No ranking de classificação para a Final Mundial ele é o segundo colocado com $410,290.61 mil dólares, está atrás apenas de Edevaldo Ferreira que soma $621,300.96 mil dólares. E na somatória dos pontos Silvano chegou aos 9.214,25 pontos, deixando o norte americano LJ Jenkins em 2º com 8972.50 pontos e Valdiron de Oliveira em 3º com 8755.75  pontos. Liderança alcançada no último fim de semana onde Silvano ficou na 5ª posição no evento de Springfield-MO com 634,00 pontos, enquanto Jenkins ficou apenas na 23ª posição com 84,50 pontos, e Valdiron não somou pontos.

Ainda restam quatro eventos regulares mais a Final Mundial a serem disputados, muita coisa pode acontecer nesse tempo, mas parece que nada vai parar Silvano Alves. O "Assassino Silencioso" como foi chamado por Ty Murray nessa semana, mantém o seu estilo discreto, parando nos seus "boizinhos" de 84, 85 e 86,00 pontos. E assim segue sua caminhada, parece que mais uma vez para a glória, e de vez para história como o primeiro a conquistar dois campeonatos consecutivos. Que Silvano Alves seja coroado de fato no dia 28 de outubro como o "Fenômeno" da Montaria em Touros!

Vitória no round 2 de Springfield

Nenhum comentário: